Curiosidades sobre uma fábrica de gelo seco

Você certamente conhece o gelo seco e já o viu em alguma pista de dança.

Esse produto é muito popular e pode ser utilizado para uma série de finalidades.

No entanto, seu uso mais comum ocorre nas cenografias de festas e comemorações.

Mas, você sabe como a Fábrica de gelo seco consegue fornecer esse material tão peculiar?

Existem muitos procedimentos relacionados a produção do gelo seco e alguns cuidados devem ser observados.

No artigo a seguir, saiba como esse produto é produzido e quais são as recomendações para o setor industrial, responsável pela sua produção.

Além disso, conheça outras utilidades para esse produto que você não conhecia.

Fabricação de gelo seco

O gelo seco é o dióxido de carbono solidificado, um composto químico que apresenta alta taxa de aplicabilidade nas indústrias.

Esse material precisa ser originado a partir de procedimentos verificados e que ofereçam alta precisão, assegurando que ele poderá ser aplicado da maneira adequada nas suas mais variadas funções.

A indústria alimentícia é  um dos ramos que mais se beneficia do uso do gelo seco, já que ele tem um emprego bastante indicado no controle de temperatura em produtos que são sensíveis ao calor e possuem central ar.

Por conta disso, uma série de cuidados deve ser levada em conta por uma empresa de produção desse composto.

Nas festas e nos eventos, a fumaça branca emitida em palcos e pistas de dança é, portanto, resultado de um processo pelo qual o composto passa, a sublimação.

Nesse processo, o dióxido de carbono sai do estado sólido e vai para o estado gasoso, gerando o efeito desejado em variadas cenografias.

Já na finalidade industrial, essa fumaça consegue manter a temperatura baixa por mais tempo.

Algo que o gelo de água comum não pode fazer por derreter em questão de poucos minutos quando exposto a temperaturas ambiente ou mais elevadas.

Entre as maiores precauções que devem ser tomadas na produção do gelo seco, podemos destacar que, sendo um composto feito a base de CO2, o manuseio do produto sem o uso de equipamentos de segurança não é indicado.

Dessa forma, luvas de proteção e óculos são itens que não podem faltar ao manusear o composto.

Além disso, é importante não permitir que as crianças entrem em contato com o produto.

Já o transporte do gelo seco deve ser feito em veículos abertos, pois podem causar asfixia.

O ramo da medicina e o da farmácia utilizam esse produto para uma incrível gama de procedimentos, tanto cotidianos quanto para demandas específicas.

Para o uso na área da saúde, portanto, é importante que os critérios sejam ainda mais rígidos.

Afinal, o gelo seco pode ser utilizado para transporte de:

  • Órgãos;
  • Vacinas;
  • Tecidos;
  • Sangue;
  • Sêmen;
  • Medicamentos diversos.

Refrigeração industrial

Processo que permite o controle térmico e a refrigeração de ambientes e máquinas são muito importantes em diversos ramos industriais.

Isso porque muitas produções dependem diretamente do uso de materiais que, geralmente, passam por processo de reação química antes do uso.

Além disso, vale lembrar que o ar condicionado é campeão de popularidade não só nas residências e nos estabelecimentos, mas também nas fábricas.

Esses utensílios extremamente eficazes quando o assunto é controle de temperatura podem ser instalados em diferentes ambientes laborais com o objetivo de otimizar a produtividade e garantir as condições necessárias para procedimentos específicos.

Manutenção de ar condicionado industrial, no entanto, deve ser muito mais atenta e periódica do que a realizada em lojas e apartamentos, por exemplo.

Isso porque no caso das indústrias, os processos devem ser sempre precisos e pequenos detalhes como a temperatura podem alterar todo o resultado.

Vale lembrar, ainda, que esse serviço deve ser executado por uma empresa especializada e é, em alguns casos, obrigatório.

Se a empresa possui um sistema de climatização com capacidade acima de 5TR, por exemplo, o serviço é absolutamente indispensável.

Os fatores observados levam em consideração as condições do sistema elétrico do dispositivo, seu consumo, a corrente apresentada, o estado das serpentinas e do condensador e o desempenho do isolamento térmico.

Quem conta com o serviços de Manutenção de ar condicionado spe em outras cidades, pode ter certeza de que os seguintes itens dos equipamentos serão avaliados:

  • Possíveis entupimentos;
  • Medição da pressão de equilíbrio;
  • Limpeza das bandejas coletoras;
  • Funcionamento dos controles e termostatos.

O mais importante é contar sempre com o serviço de qualidade e o trabalho de profissionais qualificados.

Evitando danos a processos de fabricação e, consequentemente, garantindo que os prejuízos decorrentes de negligência com inspeção de qualidade sejam eliminados.