Conte com empresa terceirizada para serviços simples

Terceirizar serviços simples, que não são o foco da sua empresa, é uma ótima estratégia, pois promove melhorias no funcionamento interno e economiza recursos.

A maior vantagem da terceirização, é o aumento da qualidade daquele serviço em específico. Afinal, a tarefa simples é o foco da contratada e, desse modo, os investimentos em seu aperfeiçoamento são constantes.

Profissionais bem treinados e bem qualificados, equipamentos de primeira linha, tecnologias em alta no mercado, tudo isso vem sem que se precise realizar extensas pesquisas de mercado ou investimentos altos.

Ao usar o termo “tarefas simples”, fala-se, dentre outras coisas, dos serviços de:

  • Limpeza;
  • Portaria;
  • Jardinagem;
  • Transporte.

Quais as vantagens de terceirizar a limpeza da empresa?

Em primeiro lugar, é fato que diminuir as responsabilidades de uma empresa melhora o seu funcionamento interno e reduz custos.

Isto é, ao se contratar uma empresa de limpeza, se reduz as funções do setor de Recursos Humanos, que terá então, que administrar as relações com apenas uma pessoa jurídica e não com diversas pessoas físicas.

Seguindo a mesma linha de pensamento, nota-se que a demissão e contratação de funcionários deixam de ser um custo para a sua companhia.

Assim como gastos trabalhistas mensais que um funcionário gera. Ao colocar na ponta do lápis, fica claro que uma empresa de limpeza terceirizada apresenta um menor custo.

Sobretudo, se antes da contratação se contava com um verdadeiro “time” de funcionários desse setor, o que acontece em muitas companhias de grande porte.

Para além da questão financeira, a mudança pode melhorar o clima organizacional, levando mais conforto aos funcionários e estabelecendo um ambiente mais acolhedor para todos.

Isso se dá ao apresentar um ambiente corporativo mais organizado e limpo ou, melhor ainda, no caso de contratação de uma empresa de copeira, os eventos da empresa serão mais agradáveis.

Podendo servir petiscos e bebidas quentes (como chá e café), para os funcionários na sua duração – e os dias rotineiros, podem contar com uma copeira responsável por levar café aos funcionários em reuniões.

Por manter a cozinha abastecida com produtos para pequenos lanches ou preparação de bebidas, para manter a copa da empresa limpa e organizada, etc.

Terceirizar a segurança e o serviço de portaria é recomendado?

Talvez o segmento de mercado mais antigo, quando se trata de contratar empresas especializadas, para uma atividade em específico, seja o de empresas terceirizadas de portaria.

Um fator determinante para isso é que, muitas vezes, há necessidade de funcionários para o período noturno e as implicações legais para esse tipo de cargo são muitas.

O melhor, então, é deixar que esse problema seja lidado por outrem. O treinamento de um funcionário é, geralmente, uma fase na qual a empresa perde dinheiro.

Pois tem que ceder outro funcionário para treinar o primeiro e, nessa fase, ambos produzem pouco ou até mesmo não produzem. Essa desvantagem some com a contratação de uma terceirizada.

É responsabilidade da empresa revezar ou não os funcionários, certificar-se de que trabalham bem e administrar as questões legais do trabalho noturno.

Além disso, muitos são os serviços que pedem o uso de uniforme, mais um gasto do qual sua empresa pode se isentar.

Muitos condomínios residenciais, optam por terceirizar a portaria, assim como é comum que contratem uma empresa de segurança.

Nesse caso, o ponto positivo que mais chama a atenção, tanto no contexto corporativo quanto no residencial, é a possibilidade de trabalhar com as melhores tecnologias.

Sem se precisar com o custo de investimento nas mesmas. Permitir que especialistas tratem das questões de segurança é muito recomendável.

Importância de manter um local seguro

A importância de manter um local seguro é imensa. Evitam-se gastos futuros com reposição de materiais roubados, danificados durante o roubo de dinheiro ou mesmo vandalizados.

Evitam-se prejuízos com possíveis processos e toda a burocracia e estresse que eles envolvem, dentre muitos outros fatores. Mesmo quando há necessidade de apenas um funcionário em algum desses setores, a escolha é válida.

Isso porque as responsabilidades que dizem respeito àquele funcionário (ele, diversas vezes, não atua como pessoa física, mas como jurídica), não serão ônus da sua empresa.

Pode parecer que não, mas a longo prazo os gastos com contratação e com demissão, ultrapassam o dinheiro que se pode gastar a mais mensalmente, através da terceirização.

Ainda que não pareça desvantajoso se encarregar desses serviços simples, é fato que uma empresa funciona melhor, quando todas as suas energias são gastas na sua atividade-fim.

O segredo está em sempre procurar uma empresa de confiança, avaliando os serviços oferecidos e estudando o histórico da empresa antes de efetuar uma contratação.