Confira como é feito a avaliação do seu imóvel

Independente se o objetivo é venda ou locação de imoveis, o primeiro passo necessário é a realização de uma avaliação.

Afinal, é com esse procedimento que se conseguirá estabelecer tanto os valores como as condições de transação, tendo em mãos os devidos laudos e pareceres técnicos para uma análise adequada da propriedade.

Além disso, ainda existem outras condições e peculiaridades que só um profissional qualificado consegue perceber sem deixar detalhes importantes passarem despercebidos.

Podem entrar na lista de avaliados ambientes como:

  • Casas;

  • Apartamentos;

  • Terrenos;

  • Ou qualquer outro bem nessa categoria.

Para quem está em dúvida de como esse processo é feito, há alguns trâmites que podem facilitar a compreensão.

Avaliação de imóveis online

Para quem deseja unir o útil ao agradável, hoje já é possível realizar a Avaliação de imóveis online.

A ferramenta de avaliação faz uso de técnicas de estatística e inteligência artificial que contribuem para a análise dos dados de toda a base de imóveis anunciados e negociados por seu banco.

Entre outras palavras, é possível estimar os valores, sejam eles de venda ou aluguel.

É preciso destacar, porém, que essa ferramenta se destina a quem deseja ter uma ideia aproximada do valor determinado.

Afinal, a avaliação de imóveis é realizada por profissionais que conhecem profundamente o ramo imobiliário e, por isso, é difícil obter todas as variáveis apenas pelo preenchimento de alguns dados em simuladores.

A avaliação online tem uma função técnica importante para oferecer parâmetros para valores aproximados.

Geralmente, para realizar a avaliação de um imóvel, é preciso comparar outras construções da mesma região geocêntrica, com características similares.

Em seguida, o próximo passo é homogeneizar os dados e confrontar os preços.

Com isso, finaliza-se fazendo uma média, além de calcular o desvio padrão das amostras coletadas.

Inventário patrimonial

Inventário físico de bens patrimoniais é um processo que tem por objetivo reunir todo o patrimônio estático de um ambiente.

Isso proporciona uma fácil e completa identificação de posses, assim como reparação de irregularidades, ajustes contábeis e disponibilização de um cadastro com todas as informações necessárias (o que tem, onde está e qual o seu valor).

Mais do que permitir manter esses dados cadastrados e registrados, o inventario atende não apenas as demandas físicas, mas também legais.

Afinal, controlar os bens – sendo eles ambientes empresariais ou residenciais – é um desafio a ser superado.

Em empresas, por exemplo, para conseguir realizar esse processo, é necessário parametrizar os registros da empresa: área do estabelecimento, funcionários responsáveis e categorias dos bens.

Esses últimos, porém, devem estar alinhados com a contabilidade.

Ou seja, um procedimento complexo, mas extremamente necessário para auxiliar na organização.

Para quem está se perguntando o que é um item patrimonial, é possível defini-lo como todo patrimônio que pode ser convertido em capital monetário.

Dessa forma, todas as propriedades e direitos que não possuam valor financeiro não entram nessa lista.

Um dos principais benefícios desse serviço é a questão que envolve a perda de valor do bem ao longo do tempo.

Com o inventário é possível prever o momento em que o produto não funciona mais, ou seja, o momento que precisará ser reposto.

Não realizar esse trabalho de forma periódica pode ser custoso.

Avaliação de imóveis rurais

Avaliação de imóveis rurais, como não poderia deixar de ser, tem suas próprias particularidades, mas com o mesmo objetivo.

Em princípio, ela pressupõe a determinação do valor da propriedade como um todo, incluindo as benfeitorias reprodutivas, não reprodutivas (construções), máquinas, implementos agrícolas, entre outros.

Definidas em uma norma de avaliação de bens de imóveis rurais, os métodos são adotados tendo como norte as regras já estabelecidas.

Para realizar a avaliação, a empresa contratada deve enviar um de seus especialistas até a área para realizar um levantamento de todas as questões pertinentes.

É possível citar algumas, como: levantamento da região e arredores, análise de escassez do mercado, registro de imagens das condições etc.

Com isso, é possível chegar a um valor de imovel acertado e justo.

Pensar em vender ou alugar uma propriedade requer mais do que estipular o valor com aquilo que se pretende ganhar com ele.

A avaliação e todos os processos que a circundam são essenciais para conseguir pessoas interessadas em investir com um preço justo e adequado ao mercado.

Sendo assim, o negócio fechado será coerente e benéfico para as duas partes envolvidas.