Como investir em CDB

Como investir em CDB

Um forma de investimento em renda fixa bem interessante para quem deseja ter um retorno maior que a poupança é investir em CDB.  Este Investimento  pode render até o dobro que a caderneta de poupança e outros fundos similares, mas possui características distintas deles como se pode observar na tabela  do final deste artigo:

Investir em CDB significa que o banco utilizará do dinheiro do investidor para fazer empréstimos ao governo, pegando emprestado dinheiro de quem aplica para fazer o empréstimo ao governo com taxas de juros maiores.

É muito simples de entender este processo, o banco toma emprestado o dinheiro do seu investidor a uma taxa e repassa este dinheiro embutindo a taxa de juros a ser paga ao seu investidor mais a taxa de juros que cobraria em um empréstimo normal, sendo assim o banco e o investidor obtém lucro e desta forma este tipo de aplicação é vantajosa para ambas as partes.

 Como investir em CDBExistem dois tipos de aplicações em CDB são elas: O CDB pós-fixado e o pré-fixado. O primeiro é uma aplicação que a remuneração é dada a partir da taxa CDI, que é uma taxa equivalente a Selic, mas não é veiculada ao governo, mas tem seus percentuais quase iguais, sendo assim os rendimentos do CDB pós-fixado tem de acompanhar a taxa Selic em seus rendimentos.

O CDB pré-fixado é quando as taxas de rendimento são combinadas na hora da aplicação, é o mais simples de ser entendido, contudo para quem deseja obter lucros maiores em seus investimentos à melhor dica é aplicar em CDB pós-fixado, pois há variações das taxas SELIC E CDI.

Os bancos pequenos e médios, geralmente, oferecem boas taxas de rendimentos em CDB, para suprir com a demanda de seus compromissos financeiros e assim oferecem juros maiores na aplicação em CDB para obter mais investidores aumentando assim seu fluxo de caixa, os bancos maiores geralmente possuem taxa de juros menores para esta aplicação, pois necessitam de menos dinheiro.

Aplicar em CDB é um modo seguro de obter lucros maiores no mercado de investimento de renda fixa, principalmente para os pequenos investidores, pois os bancos possuem garantias de retorno certo para o dinheiro aplicado e para aqueles que desejam aplicar quantias maiores de dinheiro o risco  oferecido é mais baixo, portanto mais seguro de se obter bons rendimentos a longo ou médio prazo.

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!


  • Remuneração: Taxa SELIC menos administração e impostos.

 

  • Vantagem: Rentabilidade mais alta que a poupança. Maior segurança: Empresta para o governo

 

  • Tributação: IR sobre os ganhos. Pode ser de 22,5% para aplicações curtas (até 6 meses) chegando até a 15% dos ganhos (mais que 2 anos)

 

  • Riscos: Calote do governo, porém jamais aconteceu. Quebra do banco, se este agir com má-fé.

 

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

  1 comment for “Como investir em CDB

  1. Anderson
    15 de julho de 2011 at 22:32
    Olá, primeiramente gostaria de elogiar pelo excelente artigo.

    Tenho uma dúvida, gostaria que fosse esclarecido, se existe a necessidade de depositar um valor grande inicial ou fixo, ou pode ser como faço na poupança, no qual deposito 20% dos meus ganhos todo mês?

    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *