Como escolher o melhor filamento 3D?

A tecnologia 3D tomou conta do mercado. O setor que mais cresce e, também, o mais estabilizado atualmente é o de impressão 3D, chamado prototipagem rápida. Essa tendência promete ser o ponto alto para as grandes empresas.

filamento pla impressora 3D é um material produzido especialmente para impressoras com a tecnologia tridimensional e são diversos. A escolha do material depende do tipo de objeto que pretende ser feito, variando a especificação do produto utilizado.

Sendo assim, para cada fim específico do uso de uma impressora 3D, a escolha do tipo de filamento é importante nos mais diversos destinos e áreas de atuação, seja na área de saúde, engenharia, arquitetura, design ou em pesquisas científicas.

Esses filamentos são materiais especiais termoplásticos, de resistência e durabilidade diferentes para cada tipo de utilização. Principais filamentos de uma impressão em três dimensões:

  • Material ABS Premium +;
  • Filamento PLA;
  • Filamento flexível ou Flex;
  • Filamento Tritan HT;
  • Filamento.

Apesar de cada item possuir suas particularidades, em linhas gerais são absolutamente essenciais para o funcionamento de uma impressora 3d. Possuem funções como resistência mecânica, química, temperaturas mais altas e flexibilidade.

Além de produzirem em alta velocidade, são maleáveis e podem ser biodegradáveis ou de origem vegetal. Estes filamentos são o que alimentam a impressora e dão vida aos objetos impressos.

Na prática

Com cada vez mais inovação e criatividade, este modelo de impressão se transforma e se modifica afim de produzir infinitas possibilidades. Podem ser impressos objetos como bijuterias, móveis, calçados, ferramentas, brinquedos e entre outros.

A reprodução 3D funciona com camadas sobrepostas umas às outras, afim de dar formato ao produto final.  Para seu funcionamento, é ideal comprar filamento 3d.

A tiragem de um objeto impresso na terceira dimensão, camada por camada vai sendo esculpida até que o modelo final se acerte e se pareça com o desejado.

O serviço de impressão 3d é desenvolvido por meio de um ou mais computadores com programas específicos, para que o produto em si funcione corretamente, é necessário haver em sua composição elementos como o plástico, por exemplo.

Desta forma, é possível imprimir o objeto desejado em materiais como papel ou cerâmica, vidro, areia e, até mesmo, cera. Benefícios de uma impressora 3d:

  • Personalização;
  • Acessibilidade de produtos;
  • Design efetivo;
  • Sem desperdício de materiais;
  • Econômica.

Além destas vantagens, investir nesta categoria de negócio pode ser útil para sua empresa se o foco é desenvolver peças físicas de produtos, tipo maquetes, por exemplo.

Não importa se possui um negócio de arquitetura, marketing, design ou engenharia. Todos podem tirar proveito com uma impressora 3d. Ela diminui o tempo e o custo da produção em larga escala e muda a lógica dos processos industriais.

O boneco, ou seja, aquilo que for impresso deve ser o exemplo do produto final exercido com perfeição, pois a riqueza dos detalhes se tornam reais e interativas como nunca visto antes.

A prototipagem em 3D faz com que  indústrias fabriquem peças muito mais realísticas e permite que os erros sejam cada vez menores.

Há como imprimir peças complexas de uma só vez, evitando desperdícios e reduzindo assim então tempo, custos e materiais.

Porque essa tecnologia se faz presente, a agilidade e versatilidade do processo se descomplica. Resta somente a solução.

Sendo assim, a tecnologia tridimensional garante ao produtor e ao consumidor que os produtos cheguem até suas mãos isentos de defeitos de uma forma muito mais rápida que o comum.

Cuidados com os filamentos

Independente do tipo de investimento dos filamentos que vá realizar, recomenda-se manter sempre armazenado em locais secos e arejados.

Proteja da umidade do ar, e prefira ambientes frescos. O essencial é alcançar a qualidade dos materiais com os cuidados corretos. A durabilidade do produto depende do tempo de atenção dedicada à ele.

Há consequências bem comuns em filamentos plásticos guardados de forma errada. Quando o material entra em contato com a água, pode ser danificado.

Para isso, o plástico bolha preço acessível, por exemplo, pode ser de grande ajuda. Como cuidar de filamentos exige habilidades, o indicado é utilizar gel de sílica dessecador para evitar que o produto absorva umidade.

Com o tempo, assim que sua cor for alterada, significa que já pode ser trocado ou reposto. Outro dessecante natural é o arroz, que também pode ser substituído durante o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *