Como a inteligência artificial pode mudar um negócio?

Todo empresário sabe como é difícil lidar com a administração de uma empresa, recorrendo assim as novas tecnologias e inteligência artificial.

É comum que, no meio do caminho, acabem aparecendo desafios nunca imaginados antes e a gestão desses problemas se torna um transtorno para o administrador, já tão preocupado em resolver as questões das quais tinha ciência antes de começar.

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar a resolver esse problema.  A inteligência artificial, baseada em dados colhidos e processados, é um grande aliado do gestor no dia a dia e a longo prazo.

Independentemente de qual for o seu ramo de atividade, a análise de dados precisa estar presente, mesmo que de forma simples; o processamento de uma grande quantidade de informações é difícil para o cérebro humano, mas muito possível para programas especializados.

Definindo objetivos

Os programas não fazem todo o trabalho por si só, apenas a parte pesada. O set up e a configuração de tais programas é a parte importante em que o cérebro humano não pode ser substituído. Um programa bem settado, bem configurado, faz toda a diferença.

Aqui é onde você entra como gestor. Só você conhece o seu negócio o suficiente para ensinar o programa a coletar os dados e processá-los da maneira como você precisa e de forma a serem úteis.

Feita essa parte, a ideia é que o programa consiga dar outputs necessários para a melhoria de processos que a sua empresa precisa.

Portanto, gaste bastante tempo com o set up. Não tente correr para obter resultados rápidos.

A ideia aqui é de gestão a longo prazo. Ou seja, um tempo longo e bem gasto no começo para a configuração lhe dará anos de tranquilidade para controlar o seu negócio por meio de números num dashboard.

No mercado existem várias empresas que fornecem esses serviços. Então, não economize tempo e dinheiro dos profissionais contratados para esse início do processo.

Vai parecer caro, principalmente se comparado a uma operação manual ou até à mensalidade do programa em si.

Mas, com o aumento da produtividade, diminuição de desperdícios, maior embasamento para decisões estratégicas e tantas outras vantagens, o investimento em um sistema de CRM logo terá retorno.

Implementando o novo conhecimento

Com a primeira etapa bem feita, a segunda é ainda mais desafiadora: o gerenciamento de processos para a implementação do conhecimento adquirido na etapa anterior.

Os funcionários e stakeholders vão, provavelmente, resistir ao fato de que um programa de computador pode saber mais sobre o negócio do que eles, mas essa resistência é normal e precisa ser equalizada pelo administrador.

A dica é explicar aos envolvidos nas mudanças a importância desse trabalho, deixar claro como tudo funciona e que o programa está aqui para ajudar, fazendo um trabalho pesado e cansativo, para melhorar a qualidade do trabalho de todos, bem como a qualidade de vida dos funcionários envolvidos.

Aos poucos eles passarão a entender como os dados ajudam na otimização de resultados, melhorando o output do trabalho de forma geral.

Mesmo os mais resistentes, nesse momento, vão se render às maravilhas da inteligência artificial, ao perceberem como ela diminui a burocracia de suas rotinas.

Para conseguir resultados positivos e, de fato, revolucionar uma empresa de criação de conteúdo e o seu funcionamento, não se esqueça:

  • O set up demanda tempo;
  • Não economize na compra;
  • A implementação pode não ser rápida e fácil;
  • Invista em treinamentos;
  • Alguns funcionários podem resistir à mudança;
  • Mostre à equipe os resultados do programa.

Também vale lembrar que existe uma grande variedade de programas de inteligência artificial.

Alguns possibilitam até um sistema de atendimento virtual, algo moderno e econômico.

Em um mercado como o atual, absolutamente competitivo e com a presença de diversas empresas grandes e multinacionais, negócios de qualquer tamanho precisam estar preparados para brigar sério por um espaço e essas opções de recurso é condição essencial para o sucesso.

Se você tiver alguma dúvida sobre se deveria gastar tempo e dinheiro com esse serviço, pense nos seus concorrentes e, mais importante ainda, nos grandes players do seu mercado.

Certamente você chegará à conclusão de que eles usam esse tipo de tecnologia e que prescindir dela é ficar muito para trás.

Com recursos escassos, a economia dos mesmos se torna ainda mais importante.

Esse trabalho fará sua empresa melhorar muito a gestão de processos internos o que, no final das contas e bem rápido, refletirá na lucratividade.

Como é uma decisão importante, pesquise bastante e tenha reuniões acerca do tópico com a equipe de estratégica da empresa.