Mercado primário e secundário de ações

Entenda o que são mercado primário e secundário de ações:

Existem dois tipos de mercado em que podemos comprar ações diretamente na bolsa de valores, que são chamados de mercado primário e secundário. Apesar de haverem outras formas de se fazer investimento em ações como fundos de investimento ou clube de investimento, neste texto iremos tratar apenas destes dois dois tipos de mercado, abordando seu significado, suas vantagens e desvantagens.

Se você é novo no mercado financeiro e quer saber com investir na bolsa, leia também nosso artigo: Como comprar e vender ações.

wall st 300x236 Mercado primário e secundário de açõesMercado primário

Denominamos mercado primário quando uma empresa negocia sua compra e venda de ações pela primeira vez, ou seja, as ações criadas pelas empresas e simultaneamente adquiridas por investidores.  No jargão do mercado convencionou-se chamar a criação de ações de emissão de ações, e a aquisição destas ações pelos investidores de subscrição de ações.

Esta emissão de ações ou venda no mercado primário, serve para a empresa captar recursos dos investidores de modo a  financiar seus projetos e fazer investimentos entre outras coisas, e estes recursos obtidos entram para o caixa da empresa.

Uma empresa pode recorrer ao mercado primário no momento de sua abertura inicial de capital IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial), ou fazer a emissão de um novo lote de ações quando ela já tem papéis negociados no mercado financeiro, colocando mais uma parte da empresa a venda em forma de ações.

Quer aprender a investir na bolsa? A forma mais rápida é através do Curso Online como Investir na Bolsa. Por apenas R$ 40,00, sem mensalidades, você aprende todo o básico necessário para começar a comprar e vender ações. Acesse já!

Mercado secundário

Denominamos  mercado secundário quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade, ou seja, é o mercado em que é possível comprar e vender ações já emitidas e em circulação.  Esta é a forma mais conhecida e utilizada para se comprar ações no mercado financeiro.

Apesar da negociação das ações no mercado secundário ser em sua maioria realizado na bolsa de valores, seu conceito é mais amplo e abrange toda e qualquer operação envolvendo ações já existentes, já emitidas e detidas por um determinado acionista.

Sendo assim, além das bolsas, o termo “mercado secundário” engloba também qualquer compra ou venda realizada em pregão eletrônico, bancos,  corretoras de valores ou em negociação direta entre acionistas celebrada por meio de um contrato de compra e venda.

De forma semelhante, podemos usar um exemplo para explicar os mercados primário e secundário fazendo um paralelo com a compra de um imóvel que acabou de ser construído. Quando um comprador adquire o imóvel diretamente da construtora, ele está fazendo uma aquisição no mercado primário; isto é, ele se torna o primeiro proprietário do referido imóvel. Quando, algum tempo depois, esse proprietário vende o imóvel para outro comprador, a operação está ocorrendo no mercado secundário.  No primeiro caso a construtora recebe o produto da venda, enquanto no segundo os recursos ficam com o proprietário que vendeu o imóvel.

Vantagens e desvantagens:

  • Mercado primário:
  1. Muitas vezes as ações de boas empresas que estão realizando seu IPO são lançadas no mercado depreciadas e em pouco tempo podem gerar ganhos.
  2. Se você acredita na boa gestão da empresa, vai estar contribuindo diretamente na sua reserva financeira  para novos investimentos.
  3. Não é possível operar de acordo com o gráfico da ação pois como nunca foram negociadas, não há gráficos para se analisar.
  • Mercado secundário:
  1. Em linhas gerais o movimento das ações são menos intensos
  2. Ao comprar uma ação você não está contribuindo com o capital da empresa, pois o dinheiro investido vai para as mãos do investidor que vender a ação.
  3. Podemos utilizar os gráficos das ações para tomadas de decisão.

Para saber mais:

IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial)

  Ficha Técnica
  Curso: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores
  Empresa: Cursos24Horas
  Valor: R$ 40,00
  Horas: 40 horas aula
  Certificado: Sim

  3 comments for “Mercado primário e secundário de ações

  1. 5 de dezembro de 2011 at 6:36
    o Grigado pela materia a prendi muito com esta materia
  2. Mari
    12 de abril de 2012 at 15:39
    Muito bom, me ajudou bastante!
  3. Marcelo Tadeu
    21 de março de 2013 at 18:43
    Explicação clara e direta!
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *